Casa dos Paquetes
A Casa dos Paquetes situada no Alto Alentejo, no centro da aldeia da Terrugem – Elvas, surge da ideia de recuperação da casa dos bisavós paternos da actual proprietária. A casa era originalmente a mercearia da aldeia e a casa dos respectivos donos. Ao efectuar a sua recuperação, houve a preocupação de manter a traça original por forma a não desvirtuar a solução original. As paredes de pedra e de “tijolo burro”, assim como os pavimentos em lajeta e tectos em madeira, foram criteriosamente preservados. Queremos que se sinta bem e confortável, permitindo um contacto mais directo com a natureza e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar daí o nosso lema “A sua casa no coração Alentejo”.
Casa do Ferrador
A Casa do Ferrador assim designada em homenagem a António do Nascimento, aliás ‘Mestre António Ferrador’ nascido em Estremoz a 9 de Março de 1910, foi praticante da arte de ferrar e fazer ferraduras na freguesia de Terrugem durante mais de 50 anos. Fazia as próprias ferraduras a partir de barras de ferro, que depois pregava a cavalos, burros e outros equídeos na sua oficina ou nos ‘montes’ das redondezas. Dono de uma energia invejável e de uma paixão pela sua arte, exerceu o ofício de ferrador até aos 85 anos na sua oficina aqui na Terrugem, hoje a actual Casa do Ferrador.
A família do Mestre António ofereceu este espólio à Freguesia da Terrugem, e a sua oficina expõe-se aqui junto da praça de touros, tal como estava como o Mestre Ferrador a usava.